São José do Rio Preto - SP                    
   
                    Contato: veteranosbgp@hotmail.com                  
   
                    Fones: (17) 99722-9494 (vivo) / 99166-5560 (tim) c/ Helio GOUVEA                  
   
                    Acesse o site oficial do BGP : www.bgp.eb.mil.br                  
                                                                                                 
     
  E-mails recebidos  
     
     
  CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DO BS NO ANIVERSÁRIO DO BGP  
     
     
   
   
     
   
     
     
   
     
   
     
   
   
   
     
   
     
   
     
   
     
 
BATALHÃO DA SAUDADE: JUBILEU DE OURO DA TURMA DE 65
   
 

O Batalhão da Saudade estará comemorando dia 22 de março de 2015, na chácara do Denizar Pugliezi (Franca-SP), os 50 anos da turma de 1965.
Cardápio: - porco a paraguaia, mesa de frios, arroz, feijão tropeiro, maionese.
Bebidas: cerveja, refrigerante e água. - Confirmar presença até o dia 12 de março, nos telefones: (16) 3722-1456 - 3723-8225 - 99969-4692 - 99999-0044, ou e-mails: argosuen@bol.com.br, argosuen@hotmail.com, jgtopo@bol.com.br 
Endereço: Km 44 mais 500 metros Rodovia Fábio Talarico (SP 345) Indo em direção a S.J.Bela Vista, entrada à direita. 200 mts. em frente na estrada de terra, vira à esquerda. Quarta chácara. Valor da adesão: R$ 50,00 por pessoa.

Este convite é extensivo a todos granadeiros (e famílias) que serviram no BGP, nos anos de 1962 até 2014. 

POR GENTILEZA , NÃO DEIXEM DE CONFIRMAR A SUA PRESENÇA. PARA OS ORGANIZADORES É DE SUMA IMPORTÂNCIA ESTA RESPOSTA.

 

     
 
   
  Falecimento: DOUGLAS PIFFER SALLUM  
   
  Neoclair Ribas, o Xerém, escreveu em 14 de fevereiro de 2015: "E eis que toca meu celular e quem está do outro lado, é o companheiro ADEMIR DE SOUZA PERES, da cidade de Palmares Paulista/SP, nosso companheiro de caserna, da 4a.Cia, em 1964. Conta da vida, de algumas coisas e depois dá o golpe final: o companheiro DOUGLAS PIFFER SALLUM, companheiro de Companhia e de incorporação, falecera dias antes. Estava adoentado e faleceu poucos dias antes de seu aniversário. Lembraremos sempre do simpático estafeta do BGP, sempre trazendo as cartas de nossas mães, namoradas e amigos. Era de Santa Adélia mas andava pelas redondezas, como Pindorama, Catanduva e Rio Preto. Sempre comparecia aos encontros  nas cidades e no BGP. A ele nossa eterna saudade e boas lembranças. Até algum dia, Piffer." Abaixo, alguns momentos do companheiro Piffer.  
   
   
   
 
Novos "veteranos"
     
Cesar Luis de Paulo serviu em 1989 no segundo Pelotão da Companhia do Cerimonial. Gostaria de poder rever ou entrar em contato com colegas de farda desse período. Meu apelido era Piu-Piu!

Galeria dos Veteranos, pg 6 e Procurados
     
 
   
     
 
24.º Encontro do Batalhão da Saudade em Sertãozinho
   
 

Pela vigésima quarta vez o Batalhão da Saudade se reúne em uma das cidades do interior paulista. Os mais apressados chegam mais cedo e, assim sendo, foi promovido uma "happy hour" pelos componentes do BS que em Sertãozinho no dia 15, sexta-feira, no Clube Literário. Presentes no happy hour o Gen Veloso, Cel Valmenci, Cel Carvalho, Cel Ari, Cel Telles e Sgt Monteiro.
Dia seguinte de manhã, chegada do Gen Cardoso, Cap Bolivar que sempre marca sua presença, apresentação da Banda do BGP às 11h na praça central com guarda bandeira da Guarda Civil Municipal, ordem unida sem comando e almoço no Clube da Banda.

Veja as fotos do encontro

     
 
   
   
     
 
     
Anselmo MAIA, ex-granadeiro, desenvolve trabalho de prevenção às drogas no Paraná
   

Anselmo MAIA, residente em Piraquara-PR, ex-granadeiro do Batalhão da Guarda Presidencial, serviu em 1978. Era o sd 1796, MAIA, da “Couraçada” 2.ª Cia. de Fuzileiros. Após o término do serviço militar, ingressou na Polícia Militar do Estado do Paraná, tendo se aposentado como sargento daquela corporação.
Idealizou em 2007 um programa de esportes, que recebeu o nome de Projeto América – Galeria do Bem, direcionado a jovens de 8 a 14 anos, frequentando o ensino fundamental, num trabalho de prevenção às drogas lícitas e ilícitas, através da orientação e prática constante do futebol de campo e de salão.
O foco principal de Anselmo Maia, coordenador do projeto, na educação social das crianças é a organização, disciplina, conduta, respeito, valores da escola e da família. Os cerca de 30 garotos que fazem parte do projeto América treinam aos sábados e participam de toos os torneios regionais para os quais são convidados.
A grande dificuldade que Maia enfrenta no dia-a-dia é a falta de apoio financeiro para que possa desenvolver a contento esse projeto que é de tão grande importância social. O projeto necessita de alimentos para as crianças em dias de treino e competições, meios de transporte, materiais como camisas, bolas, etc.
Qualquer ajuda para o projeto América, do Anselmo Maia, será bem-vinda e pode ser depositada no Banco Bradesco, agência 1369, conta corrente 2240-3. O telefone para contato e maiores informações é (41) 3673-1901 – Piraquara-PR. Veja mais no YouTube

 
   
   
 
BS de Araraquara perde mais um companheiro: Antonio Aparecido Frias Furtado, o Sabiá
 

(De Araraquara - Xerém)

O BATALHÃO DA SAUDADE de Araraquara, pesarosamente comunica o falecimento do componente e companheiro      ANTONIO APARECIDO FRIAS FURTADO, SD 1970,da CCS, no ano de  1964.

Estava com 68 anos, completados em junho. Faleceu no Hospital de Matão. Deixa esposa MARILENA, e 3 filhos. Foi velado no Velório Municipal e seu sepultamento aconteceu no Cemitério São Bento, anexo ao mesmo. À familia enlutada, as condolências das comunidades de todos os BS.

Ao lado, fotos  tiradas durante o passeio a Brasilia, em 2011.

1. Jamir, Sabiá, Paina, Xerém e Caju.

2. Kadu, Sabiá, Cesário e Paina

3. Dupla de cantores: Jamir no cavaco e Sabiá.

4. O becão e o goleiro da CCS.

5. Sabiá e seu filho Ditão.

Um cordial e begepeano abraço a todos do BS. XEREM

 
   
 
Passagem de comando do Batalhão da Guarda Presidencial - Batalhão Duque de Caxias
     

No dia 13 de dezembro, foi realizada a solenidade de Passagem de Comando do Batalhão da Guarda Presidencial (BGP) – Batalhão Duque de Caxias, do Coronel Pedro Celso Coelho Montenegro para o Coronel Virginio Augusto Corrieri de Castro. 
A transmissão do cargo foi presidida pelo Comandante Militar do Planalto, General de Divisão Gerson Menandro Garcia de Freitas. 

Ao ser designado para o cargo de Comandante do BGP – Batalhão Duque de Caxias, o Cel Virgínio Augusto CORRIERI DE CASTRO era Adjunto da Comissão do Exército Brasileiro em Washington (CEBW), USA.
Incorporou às fileiras do Exército em 25 de fevereiro de 1984, na AMAN,  sendo declarado Aspirante-a-Oficial da Arma de Infantaria em 12 de dezembro de 1987.
Além dos Cursos de Formação, de Aperfeiçoamento, de Altos Estudos Militares da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, é possuidor dos cursos de Piloto de helicóptero para a Aviação do Exército, Segurança de Voo,
Piloto de combate, Avançado de Aviação e Negociação de Contratos Internacionais e Acordos de Compensação. Durante sua vida militar, chefiou a Seção de investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos dos 1º e 4º Batalhões de Aviação do Exército, foi Oficial de Operações do 42º Batalhão de Infantaria Motorizado, foi instrutor do Centro de Instrução de Aviação do Exército, integrou a Missão das Nações Unidas no Sudão, como Observador Militar, e foi Oficial do Gabinete do Comandante do Exército.
Das condecorações com que foi agraciado, destacam-se: Medalha Militar de Prata, Medalha do Pacificador, Medalha do Serviço Amazônico (bronze), Medalha da Vitória, Medalha Corpo de Tropa (bronze), Medalha Alferes Tiradentes, além da condecoração internacional Medalha das Nações Unidas (UNMIS - SUDÃO).
O Coronel CORRIERI DE CASTRO é casado e tem um casal de filhos.

Representantes do Batalhão da Saudade prestigiaram a solenidade. Veja fotos da estadia no BGP

     
 
 
     
189.º Aniversário do Batalhão da Guarda Presidencial - Batalhão Duque de Caxias
   

E, mais uma vez, atendendo ao gentil convite do Comandante do BGP, lá fomos nós em direção a Brasília, para, juntamente com amigos de nossa e de outras incorporações, participar das festividades de mais um aniversário do nosso querido Batalhão. Uma pena que seja a derradeira, neste contexto. Pois , como os demais comandantes que o antecederam, o cel. Montenegro também vai deixar saudades de seu profícuo comando .Duas festas de BS, uma em Ibitinga e a outra, aqui em minha cidade, Araraquara. Esperamos que ele passe ao coronel que o substituirá as mensagens que farão este também vestir a camisa do BS, promovendo a interatividade entre Ativa x Reserva da Caserna do BS. Um abraço a todos. Xerem.

No dia 29 de junho, o Batalhão da Guarda presidencial – Batalhão Duque de Caxias, comemorou os seus 189 anos, dos quais 52 na atual Capital Federal. Na oportunidade foi realizada uma formatura, com a apresentação da Ordem Unida dos granadeiros e apresentação da Banda Sinfônica da OM com o Grupo Batala.
A solenidade foi presidida pelo Gen Ex José Elito Carvalho Siqueira, Ministro de Estado Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, e contou com a presença de Oficiais-Generais do Alto Comando do Exército de ontem e de hoje bem como dos Comandantes de OM de ontem, de integrantes do Batalhão da Saudade e familiares dos militares do Batalhão.

Veja mais fotos

 
   
   
 
BS de luto: morre o coordenador de Ibitinga José Roberto de MOURA
 

O Batalhão da Saudade está de LUTO!
No inicio da noite de 07 de maio, faleceu, na cidade de Ibitinga, o Coordenador do BS daquela cidade, o companheiro José Roberto de MOURA.
Depois de fazer seu "cooper" à tarde, sentiu-e mal e veio a falecer, vítima de infarto fulminante do miocárdio. Seu corpo foi velado no CBI, Ginásio de Esportes de Ibitinga e o sepultamento aconteceu no Cemitério Municipal daquela cidade. Apesar do pouco tempo dentro das fileiras do BS, todos já o conheciam das várias vezes que esteve no BGP e nos encontros  onde compareceu: Franca/2010, Ibitinga/2011 e agora, em março, em Araraquara.
Parte o amigo mas ficam suas grandes obras: sua simpática (e enlutada) familia, composta da esposa Giselda e das filhas, Nathalya e Jéssica. E o BS de lá, que ele, com esforço e vontade , conseguiu fundar e manter.
Indo agora para o Alto, quem deverá ficar à frente do BS de Ibitinga deverá ser o companheiro JOCAL - João Carlos de Almeida, que é tão lutador e trabalhador quanto o saudoso MOURA. Fica o BS com menos um companheiro mas o trabalho que ele efetuou e os frutos advindos dele continuarão intactos. A ele, o MOURA, nossa saudade e nossa gratidão por ter sido tão amigo da causa: a saudade, a amizade e a camaradagem. E que ele, lá do Outro Lado, trabalhe por nós, "quebrando nossas partes" junto ao Comando daquele Exército Superior.
Os sentimentos de pesar de todos o BS e do BGP e em especial um cordial e begepeano abraço do XEREM. 
Nas fotos, alguns dos bons momentos vividos com o companheiro Moura e sua familia no 23º Encontro de Araraquara em 17 de março de 2012. 

CARAVANA A BRASILIA
A caravana Araraquara-Ibitinga-Franca, feita em conjunto pelo Moura, Jocal e Xerém, embora com a partida do companheiro, prossegue com seu objetivo e ficam mantidos os planos anteriormente estipulados. Jocal e Xerém manterão a data e o preço.

 
   
   
 
Instrução de Garantia da Lei e da Ordem
 

No dia 3 de abril de 2012, as organizações militares diretamente subordinadas ao Comando Militar do Planalto (CMP) participaram de uma instrução de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) em conjunto com militares do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR).
O exercício foi realizado no aquartelamento do Batalhão da Guarda Presidencial (BGP) e contou com a participação de cerca de oitenta militares.
Além de militares do BGP e do GSI, participaram, ainda, representantes do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília (BPEB) e do 1.º Regimento de Cavalaria de Guardas (1.º RCG).
Durante a atividade, além das instruções teóricas e práticas, foram ensinadas as técnicas de utilização de armas não letais.

     
 
   
   
 
NPOR do BGP recebe instrução sobre prevenção de drogas
     
No dia 23 de março de 2012, alunos do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR) do Batalhão da Guarda Presidencial participaram de uma instrução sobre prevenção ao uso de drogas e entorpecentes.
A instrução foi ministrada por agentes da Polícia Civil do Distrito Federal (PC/DF) no aquartelamento do BGP.
Na oportunidade os alunos visitaram o Museu Móvel de Drogas instalado em um ônibus adaptado da PC/DF onde tiveram contato visual com os diversos tipos de drogas e puderam tirar dúvidas sobre os impactos físicos e sociais causados pelo seu uso
     
 
     
  Armas em Funeral: Morre o coronel Geraldo Pinto de OLIVEIRA  
     
 
 

Faleceu no dia 10 de fevereiro de 2012, na cidade de Resende, onde morava, o Coronel Geraldo Pinto de Oliveira em virtude de complicações de uma pneumonia.
Nas palavras do coronel Fernandes, Oliveira foi "gente muito boa, sério, honesto, trabalhador e que procurava cumprir as missões recebidas da melhor maneira. Inteligente, de fácil trato com os superiores e subordinados. Um amigão que todo mundo desejava ter. Serviu na antiga CPP do Batalhão da Guarda Presidencial. Foi prefeito por muito tempo da Academia Militar das Agulhas Negras, da cidade acadêmica, já na ocasião com mais de 15 mil pessoas. Um craque no futebol, tanto no de campo como no de salão.
Acima de tudo, possuidor de um excepcional caráter. Excelente profissional e conduta ilibada."

"Lamento muito o falecimento do Oliveira, aspirante-amigo, que cehgou comigo emais seis no BGP em 1965. Granadeiro, sempre granadeiro! - lema do BGP. Deus dê muita luz à sua alma. À Zezé, filhos, netos e demais parentes, nossos sentimentos, com imensa tristeza.
Alédio P. Fernandes e Beth"

Nós, do Batalhão da Saudade, fazemos das palavras do coronel Fernandes as nossas palavras. Até um dia, companheiro!

 
     
     
  Guarda de Honra no Congresso Nacional marca abertura dos trabalhos legislativos 2012  
     
 
 

No dia 02 de fevereiro, o Exército Brasileiro, representado pelo Batalhão da Guarda Presidencial, realizou uma Guarda de Honra no Congresso Nacional para o Presidente do Senado Federal, Exmo Sr. José Ribamar Ferreira Araújo da Costa Sarney, comandada pelo Comandante do Batalhão da Guarda Presidencial, Cel Pedro Celso Coelho Montenegro. A Solenidade marcou a abertura dos trabalhos Legislativos do Congresso Nacional para o ano de 2012.

Veja mais fotos

 
     
     
  Incorporação e aula inaugural dos integrantes do Estágio de Adaptação e Serviço - EAS  
     
 
 

No dia 1 de fevereiro, o Batalhão da Guarda Presidencial – “Batalhão Duque de Caxias”, realizou formatura que teve como finalidade a incorporação de 49 estagiários, sendo 27 do segmento masculino e 22 do segmento feminino, integrantes do Estágio de Adaptação ao Serviço – “EAS” às fileiras do Exército Brasileiro, com formação em: medicina, odontologia, farmácia e veterinária. A formatura foi presidida pelo Exmo Sr Gen Bda Antônio de Pádua Barbosa da Silva, Comandante da 11ª Região Militar. Prestigiou a formatura, o Cel Paulo Sérgio Iglessias, Diretor do Hospital Militar de Área de Brasília - HMAB e familiares dos estagiários. Dando prosseguimento à incorporação os estagiários e convidados participaram da aula inaugural, proferida pelo Cel Pedro Celso Coelho Montenegro, Comandante do Batalhão da Guarda Presidencial.

Veja mais fotos

 
     
     
     
  560 km de bicileta para assistir a festa de aniversário do Batalhão da Guarda Presidencial  
     
 
 

O 2.º Sargento reformado da PM de Minas Gerais, Marcos César Cesário, que serviu em 1982 na 4.ª Cia, fez o percurso de 560 quilômetros de Uberaba – onde mora – até Brasília para assistir a solenidade dos 188 anos do Batalhão da Guarda Presidencial.
A viagem foi feita em quatro dias, pedalando cerca de 140 quilômetros diariamente. Foram quatro etapas: Uberaba-Araguari, Araguari-Pires Belo, Pires-Belo-Cristalina e Cristalina-Brasília, chegando ao Batalhão na quarta-feira, 29 de junho, às 16h30.
Cesário, após completar o tempo de serviço militar no BGP ingressou na Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, no 4.º BPM de Uberaba. Depois de 23 anos fez curso de sargento tendo trabalhado posteriormente em Limeira d’Oeste. Foi para a reserva como 2.º Sargento em 19 de novembro de 2010.
Após deixar a Polícia Militar decidiu que iria curtir, a partir daí, as estradas desse “mundo de meu Deus” pedalando uma bicileta. O hobby já o levou a Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, Vitória,capital do Espírito Santo, Goiânia, capital de Goiás, Rio de Janeiro, capital do estado de mesmo nome, pela segundo vez em Brasília, nossa capital federal, Paraguai e Argentina. A aventura para o próximo ano tem como meta o vizinho Uruguai que faz fronteira com o extremo sul do Brasil.

 
     
     
  188.º Aniversário do Batalhão da Guarda Presidencial  
     
 
  1.º de Julho de 2011. Aniversáriodo Batalhão da Guarda Presidencial.
Como não poderia deixar de ser, presença garantida dos granadeiros de ontem e de sempre, os componentes do Batalhão da Saudade.
A recepção calorosa e cordial do Coronel Montenegro e de seus comandados deixou a todos, veteranos e familiares, totalmente à vontade para curtir uma estadia que só trouxe confraternização e alegria.
Algumas novidades fizeram parte das comemorações deste ano: faltou o carro-chefe, a caravana de Franca... Araraquara, sempre constante, também não compareceu com todos seus componentes...
Por outro lado, houve a presença de veteranos da incorporação de 1961 comemorando seu jubileu, vindos dos estados do Paraná e de Santa Catarina. Fato inédito. Também estiveram presentes alguns mais novos, da capital paulista, comemorando 20 anos de incorporação.
Se alguns deixaram de vir, outros compareceram pela primeira vez.
A festa, um show como sempre. As fotos, que valem por mil palavras, começam a chegar e vão se incorporando às páginas do site.
É só clicar aquii, ou na foto ao lado.
 
     
     
 
Homenagem do Gen Queiroz ao BS
 
 
 

Caros amigos,

Tenho o prazer de repassar a homenagem que o amigo Gen. Queiróz prestou a todos nós integrantes do Batalhão da Saudade.

Esta homenagem está no blog do General no endereço www.jobaque.blogspot.com

Estou enviando às páginas do amigo Hélio Gouvea (clique aqui para ver)

 e do amigo Kadu
www.batalhaodasaudadepaulistanos.
blogspot.com
para maior divulgação.

Abraços.

Gosuen

 
     
     
     
 
Coronel Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva
promovido a General de Brigada
Duas considerações sobre o
Coronel Elias
O coronel Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, natural de São Paulo, é Praça de 3 de março de 1975 e foi declarado Aspirante a Oficial da Arma de Infantaria em 12 de dezembro de 1981.
Foi comandante do Batalhão da Guarda Presidencial “Batalhão Duque de Caxias” de jan/2003 a jan/2005. Atualmente era Comandante das EsPCEx.
Em 31 de março foi promovido pelo Alto-Comando do Exército a General-de-Brigada, nomeado para o cargo de 2º Subchefe do Comando de Operações Terrestres.
Duas considerações a respeito do Coronel Elias: uma do sempre Xerem, feita no início deste ano, em fevereiro e outra do Norival Gallo, de São José dos Campos, após a visita ao Batalhão por ocasião da festa de aniversário, ano passado.
Vale a pena ler.

Clique aqui
ou na foto
 
   
 
BGP realiza formatura para o General de Brigada
Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira
 
Visita do presidente dos Estados Unidos
Barack Obama a Brasília
   
 
   
   
 
22.º Encontro do Batalhão da Saudade em Ibitinga - 26/março/2011
       
   
 

Novas fotos foram incorporadas às páginas do 22.º Encontro do BS em Ibitinga. São fotos dos companheiros Castilho Castelo e Neoclair Ribas (Xerem).

Vc pode acessar clicando aqui ou na foto de um dos dois.

         
 
     
                                                                                                 
 
22.º Encontro do Batalhão da Saudade em Ibitinga - 26/março/2011
   

Como acontece anualmente, o encontro do Batalhão da Saudade, este ano realizado em Ibitinga-SP, foi um sucesso total.
De parabéns a equipe do José Roberto de Moura, assim como os companheiros que não mediram esforços para ajudá-lo a concretizar esse sonho de realizar um encontro na Capital Nacional do Bordado. Aos esforços individuais vieram somar o empenho da Administração Municipal e o comércio de Ibitinga.
Um evento que não deixou nada a dever aos outros encontros – muito pelo contrário – e que, com certeza, será destaque na história da cidade e um marco no coração dos granadeiros de sempre que não esperavam uma festa tão boa.
As presenças de parte da maravilhosa Banda do BGP, do novo comandante Tenente Coronel Pedro Celso Coelho Montenegro, dos nossos sempre sargentos e tenentes, hoje capitães, coronéis e generais Cardoso, Queiroz, Walmensi, Carvalho, Paulo Diniz, Monte Gomes, Bolivar, Almeida, entre outros, abrilhantaram ainda mais o nosso 22.º Encontro do Batalhão da Saudade.
Clique aqui ou na foto para curtir as fotos do encontro.

 
   
   
  Matéria publicada no Diário da Franca em 11 de março de 2011  
                                                                                                 
   
                                                                                                 
                                                                                                 
  Descrição Heráldica do símbolo do Batalhão da Saudade  
     
 

Você sabe o que é HERÁLDICA?
A HERÁLDICA refere-se simultaneamente à ciência
e à arte de descrever os brasões e os escudos. As origens da Heráldica remontam aos tempos em que era imperativo distinguir os participantes
das batalhas e dos torneios.
O Capitão Bolivar Mazon (sargento Bolivar), um dos primeiros incentivadores dos encontros do Batalhão da Saudade, resolveu nos brindar com a DESCRIÇÃO HERÁLDICA do DISTINTITIVO DO BATALHÃO DA SAUDADE que fica oficializado, a partir de agora,
como o símbolo do Batalhão da Saudade.

Clique aqui para conhecer a descrição

 
                                                                                                 
                                                                                                 
  Coisas do Batalhão da Saudade (que todo veterano precisa saber)  
 
 
 
 

Xerém já não esperava que fosse publicado. Mas as coisas aqui não se perdem, só são esquecidas por um tempo... a idade fala mais alto e o "diabo" do alemão às vezes teima em chegar junto... além dos compromissos do dia-a-dia, que não são poucos.

Xerém nos traz à lembrança fatos que fazem parte da história do Batalhão da Saudade, esquecidos por uns e ignorados por outros. Sempre é bom refrescarmos nossa memória e darmos crédito a quem é devido. Pessoas muitas vezes escondidas atrás de sua modéstia fazem muito para que o Batalhão da Saudade seja, cada vez mais, um grupo unido de pessoas que não se esquecem nunca do ano de companheirismo, sofrimento, alegria e tantas coisas mais passadas no quartel e na capital federal.

E, por que não?, em todos nossos reencontros que já duram 20 anos e que, se Deus assim o permitir, durarão outros tantos.

Clique aqui